Quinta-feira, 10 de Maio de 2007

Novas Apostas Energéticas

     Os estudos sobre a energia não param. Procuram-se energias mais fiáveis e proveitosas, de forma a satisfazer as nossas necessidades tendo em atenção o ambiente. Um dos últimos fascínios dos cientistas é o bioetanol . O açúcar, bem como o milho, passam a marcar mais profundamente a sociedade, uma vez que este tipo de energia é derivada de plantas. Desta forma, as bases da nossa alimentação passam a ser importantes para o mundo energético. O Brasil destaca-se na aposta deste tipo de energias, através de relações com empresas de produção automóvel, as quais criam carros que suportam os dois tipos de combustíveis: gasolina e bioetanol . Devido ao preço mais reduzido dos biocombustíveis , a procura tem sido satisfatória, Isto leva à independência energética de países do médio oriente, e directamente do petróleo. Acarreta também vantagens ambientais, pois são fontes energéticas neutras, ou seja, a quantidade de gases efeito estufa que lançam depois da combustão nos automóveis são iguais às quantidades emitidas aquando a secagem dessas plantas. Contudo, o verso da moeda trás as subidas dos preços desses alimentos, levando ao descontentamento de alguma população.
     É importante referir o crescimento de 0.5 milhões de toneladas em 2000 para 2,4 milhões de toneladas em 2005 na sua produção a nível mundial, evidenciando o início de uma forte aposta neste tipo de energias. Em Portugal a visibilidade desta ainda não é significativa.
     Vamos ainda referir o hidrogénio como fonte energética ainda em estudo enquanto analisamos os transportes mais à frente.

0000dhs0

 

 

Sinto-me:
Créditos de imagem: autoria de LadyRSanti (http://LadyRSanti.deviantart.com)
Publicado por acienciaeofuturo às 08:59
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|

A Ciência e o Futuro

Dados do projecto

Pesquisar neste blog

 

Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
Contadores Web
contadores gratis