Quinta-feira, 10 de Maio de 2007

Aspectos Positivos e Negativos da Contribuição Científica

     Tudo no universo possui aspectos positivos e negativos. Talvez, então, a ciência também os tenha, mas quais serão os que têm um peso superior na balança?
     A ciência trouxe-nos saúde, comodidade, meios de comunicação, facilidades, segurança, qualidade de vida e muito mais. Enfim, vantagens com as quais criamos uma simbiose e das quais nos tornamos cada vez mais dependentes. Estes aspectos são positivos, porque todos usufruímos das aplicações úteis que todos os dias usufruímos. A ciência e a evolução tecnológica contribuíram para a melhor adaptação do homem, e para o seu domínio do planeta. Esse domínio é que pode ter sido não muito bem ponderado.
     Uma situação completamente diferente é a situação em tempo de crise, como por exemplo a guerra, pois nesta situação a ciência não está a trabalhar para aspectos positivos, mas sim para tecnologia de ponta em armamento, armas bioquímicas (causadora de muitas doenças de origem não natural), etc., objectivo de destruição maciça. Porém, não necessitamos de ir tão longe e apontar a evidência mais imediata diariamente: a poluição. O homem não se cinge ao uso do fornecimento científico, mas apta pelo abuso impensado, não reflectindo nas consequências.

 

 

 
     O acontecimento de factos positivos e negativos é simultâneo, pois apareceu a energia nuclear ao mesmo tempo que a bomba nuclear. Descobriu-se um material mais resistente, apareceram os carros blindados. E há ainda os acontecimentos que infelizmente aparecem pela negativa, como por exemplo a criação de um vírus, cuja cura apenas se cria após certos indícios de propagação e morte causada pela mesma.
     Num inquérito realizado a um grupo de pessoas de sexo e idades variadas, a maioria das respostas conduziam a um balanço negativo relativamente à poluição e às guerras, mas um balanço positivo da ciência. Não podemos afirmar, por exemplo,  que a investigação bioquímica é boa ou má: se procura a cura para milhares de doenças e pandemias, contribui também para a nova guerra chamada biológica.
     O que podemos concluir é que nada é perfeito e a ciência também não o é, por mais que o tente ser. Porém, os seus resultados podem ser só positivos se o Homem assim o quiser, pois a ciência é inatamente “boa”, quem a corrompe é o próprio ser humano, pelo uso que faz dela. Está nas nossas mãos.
00016t89
Sinto-me:
Publicado por acienciaeofuturo às 09:22
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
|
8 comentários:
De V.A.D. a 24 de Maio de 2007 às 22:30
Infelizmente, toda a moeda tem duas faces. A história recente ensina-nos que a guerra tem sido um dos principais motores da inovação. Muitas vezes foram as pesquisas levadas a cabo no âmbito de esforços bélicos que produziram os resultados que , à posteriori, foram usados para fins pacíficos. Felizmente está cada vez mais na ordem do dia a pesquisa pura. Cabe à humanidade usar de bom senso nas aplicações que dá aos frutos desse trabalho.

Dou-vos os parabéns pelo excelente blog, e agradeço terem-me tornado vosso amigo :-)

Cumprimentos.


De catah a 10 de Março de 2010 às 00:41
ficou beem leegal,
me ajudou bastante .!


De Paulinha a 26 de Março de 2010 às 13:17
Muiiito bom! Nossa, maravilhoso *-*


De TARLENS a 25 de Maio de 2010 às 15:07
ESTOU MUITO DECEPCIONADO COM O CONTEUDO DESSE SITE.EU GOSTARIA DE SABER SOBRE AS CRIANÇAS JAPONESAS QUE INGERIRAM GIZ DE CERA CAR DE ROSA TOXICO E QUE TIVERAM PROBLEMAS INTESTINAIS E QUE SOFRERAM ACIDENTES DE CARRO EM QUE TIVERAM TRAUMATISMO CRANIANO E TIVERAN QUE FICAR ENTERNADAS POR CERCA DE 956 MESES EM UM HOSPITAL ESCOCÊS POR CAUSA DA FALTA DE CRIATIVIDADE DOS AUSTRALIANOS


De Rodolpho a 27 de Novembro de 2010 às 19:34
PARABÉNS!


De valéria a 26 de Março de 2012 às 00:14
eu n gostei desse blog , parece até blog de um menino de 8 anos de idade , n tem nenhuma criatividade :SSSS


De Walery a 23 de Novembro de 2013 às 14:41
Gostei bastante


De ELCI SARRAF a 23 de Março de 2016 às 00:38
Post bem informativo e sintetizado. Me ajudou bastante!


Comentar post

A Ciência e o Futuro

Dados do projecto

Pesquisar neste blog

 

Maio 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
Contadores Web
contadores gratis